A Gastronomia em Rio Maior é tipicamente mediterrânica. A influência dos alentejanos, que demandaram Rio Maior, em busca de trabalho na agricultura ou nas minas, está bem presente. O azeite, o pão e o vinho são obrigatórios. A broa de milho também está sempre presente, em pratos como as migas ou o mangusto.
No passado os enchidos e a carne de porco eram abundantes nas casas das gentes abastadas e quem tinha menos possibilidades económicas recorria ao bacalhau, que naquele tempo era um produto muito barato.
A Lapardana é um dos pratos regionais mais típicos. Temperam-se pão e batatas cozidas, com azeite e alho, e acompanha-se com bacalhau assado ou carne de porco frita. O conjunto pode ser acompanhado de azeitonas.
Os Queijinhos de Sal têm este nome devido ao seu formato. O sal é moldado com sinchos e depois cozido em forno de lenha. Conservam-se por muito tempo e podem ser utilizados como tempero. Basta para tal, raspá-los com uma faca.
O Galo com nozes, é muito apreciado. O Galo, depois de cortado em pedaços, deve colocar-se a marinar com sal, pimenta, alho esmagado e azeite. Depois juntam-se-lhe as nozes, cobre-se com água e deve ir ao forno.
|
|