Idade Média/Moderna Localidade: Alcobertas
A Igreja Paroquial de Santa Maria da Madalena é um dos monumentos mais interessantes do concelho. A sua especificidade reside na adaptação de um monumento funerário neo-eneolítico (uma anta) numa capela cristã.
A nave original é decorada por um silhar de azulejos de tipo padrão, do século XVI, que é imitado no resto do templo. O arco da capela, a entrada para a Anta, é forrado com azulejos de padronagem, a azul e amarelo; e sobre a entrada encontra-se um conjunto de vinte e cinco azulejos figurando a santa no momento da crucificação, onde é possível ler a legenda: S. Mª da M..
O altar-mor é moderno, como a restante ampliação. É de destacar, por último, a pia baptismal e a pia de água benta, ambas do século XVI e duas peças de mérito.
Em Portugal, este tipo de obra é única, pois do dólmen nasceu a atual igreja matriz, continuando este a ser usado como capela lateral.
A Igreja paroquial de Alcobertas é um raro exemplo de cristianização de um ancestral monumento megalítico, que sobreviveu até aos nossos dias. A igreja propriamente dita deve datar dos anos finais do século XV.
Horários da Missa:- Sábados: 20h00; Domingos: 09h00 e 12h00 Como Chegar: Latitude +39° 25' 6.30, Longitude -8° 54' 14.10
|
Igreja Santa Maria Madalena
|