Compareceram à sessão 8 representantes de estabelecimentos de restauração do concelho.
A apresentação esteve a cargo do técnico da ERTAR, Paulo Cristo, e de Luís Vaz Freire, da CERTIS - Controlo e Certificação, Lda. O Município esteve representado pelo vereador do Turismo, Carlos Frazão.
Durante a sessão foram dados a conhecer os vários parâmetros qualitativos que variam entre a confecção de receitas genuinamente ribatejanas ou a utilização de ingredientes exclusivamente produzidos na região. Igualmente decisivos no processo de certificação serão factores como a decoração, o ambiente ou serviço, a apresentação de uma ementa maioritariamente constituída por pratos tipicamente ribatejanos e uma carta de vinhos.
A adesão à Certificação é voluntária e gratuita.
O Ribatejo Bom Gosto - Certificação da Gastronomia Ribatejana pretende valorizar o receituário e os produtos da Lezíria do Tejo, garantir a qualidade do serviço dos restaurantes, prestar informação de excelência aos turistas sobre a gastronomia e produtos endógenos e consolidar o produto turístico gastronomia e vinhos.
O Projeto contempla a edição do Guia de Restaurantes Certificados e a criação da Carta Gastronómica da Lezíria Ribatejana que está a ser elaborada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo.
Os estabelecimentos de restauração que não estiveram presentes na sessão e que demonstrem interesse em participar neste processo, poderão contactar o Serviço de Turismo do Município para mais informações.
Em baixo pode consultar a documentação disponibilizada pela ERTAR.