Este edifício pretende ser um repositório da história da ocupação humana do território que hoje é a cidade e o concelho de Rio Maior, sendo cada período ou aspeto particular da nossa história e cultura representada por peças recolhidas nos inúmeros sítios arqueológicos e outros pontos de interesse do concelho.
A zona de implantação da Casa situa-se bem perto de um cruzamento de duas importantes vias romanas, uma proveniente de Santarém, e outra, de Lisboa e que serviriam a Villa Romana no movimento e escoamento de produtos.
A partir deste sítio a povoação cresceu, de modo lento, sendo, no século XVI, a área preferida pelos abastados para construção das suas casas, atraindo também o estabelecimento de comércio e ofícios.
O núcleo inicial que dá origem a este imóvel data do século XIV, apesar de existirem indícios de ocupação desde o século XII, tendo evoluído de forma gradual, até ao aspeto que hoje lhe conhecemos.
O imóvel, a partir de meados do século XIX, passou a ser relacionado e conhecido por "Casa de D. Miguel" por se saber que o rei aqui estacionou no período conturbado da Guerra Civil Portuguesa.
Horário: Segunda-feira a Sexta-feira 10h00 às 13h00 14h00 às 18h00
Visitas: Só por marcação
Contactos: Morada: Rua David Manuel da Fonseca, 2040-249 Tel.: 243 999 300
Como Chegar: Latitude +39° 20' 5.83 Longitude -8° 56' 17.13
|
|