No âmbito do Programa Valorizar e dos apoios ao Turismo Literário, o Município de Rio Maior, por intermédio do seu Presidente, Filipe Santana Dias, assinou, na passada semana, um Protocolo de Colaboração com o Turismo de Portugal para a promoção da vida e obra de Ruy Belo.
O Município de Rio Maior vai assim investir 530.000€ na requalificação da casa que viu nascer o poeta Ruy Belo em São João da Ribeira, transformando-a numa Casa Museu e Residência artística, mas essa será apenas uma parte de todo este projeto.
Com o apoio do Turismo de Portugal, que comparticipa este investimento em cerca 300.000€, pretende-se que, além da recuperação de todo o imóvel e a promoção da sua visitação, seja criado o Roteiro Ruy Belo, permitindo a quem visita o espaço ficar a conhecer as gentes e lugares da terra natal do poeta, bem como criar a marca "Ruy Belo", que servirá de base a todo o merchandising e eventos associados a esta Casa Museu.
O Município vai ainda implementar o Prémio Literário Nacional Ruy Belo, dedicado a incentivar a publicação de obras no domínio da poesia, bem como lançar a Bolsa de Investigação Ruy Belo, como incentivo ao estudo da obra e vida do autor nascido em São João da Ribeira.
Este será mais um polo turístico do concelho, capaz de atrair todo um conjunto de visitantes com interesse na literatura de Ruy Belo, poeta cujo trabalho é considerado uma das obras cimeiras da poesia portuguesa contemporânea, apesar da brevidade da vida do poeta.